Banner

Home > noticias > abc quer fortalecer setores de petroquímica e do plástico

Notícias

ABC Quer fortalecer setores de petroquímica e do plástico


Para promover o fortalecimento das indústrias química, petroquímica e do plástico, os sete prefeitos do ABCD se uniram a empresários do setor e a universidades que fomentam a inovação para promover um estudo que vise o incremento das cadeias na região além de mapear oportunidades para as empresas locais. 
A iniciativa, organizada pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, conta com uma delegação formada pela Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e pelas empresas Braskem e MaxiQuim. O estudo tem conclusão prevista para março de 2014. 
"É um estudo que interessa à região, pois o setor tem uma participação importante na economia das cidades", ressaltou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. 
O presidente da Frente Parlamentar, deputado Vanderlei Siraque, lembrou ainda que a história da mobilização surgiu na década de 1990, no Consórcio, quando o então prefeito Celso Daniel criou o Grupo de Trabalho Químico, Petroquímico e Plástico. "Começou aqui o processo histórico que conquistou a ampliação do Polo Petroquímico de Capuava", disse o deputado, solicitando o retorno das atividades do GT, o que agora será analisado pela entidade. Também participou do encontro o deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, que garantiu que não medirá esforços junto ao governo estadual em busca de incentivos para toda a cadeia que envolvem os setores em questão. 
Ao apresentar o escopo do estudo, João Luiz Zuñeda, da MaxiQuim, destacou que "a indústria química brasileira já é a sétima maior do mundo". 
O executivo da indústria citou ainda a importância do ABC nesse cenário, uma vez que a indústria química e do plástico do ABC gera 19% do valor adicionado da indústria regional e 11% do valor adicionado da indústria paulista. 
Para Flávio Chantre, diretor de Relações Institucionais da Braskem, "diversas cadeias correlacionadas podem ser impulsionadas com a iniciativa, o que fomentará a economia de toda região e criará mais postos de emprego", afirmou ele. 
PPA Regional 
Esse será um dos temas debatidos em amplitude regional a partir do próximo dia 11 de dezembro, às 19 h, no Teatro Municipal de Santo André, quando será lançado o documento final do Plano Plurianual Regional Participativo do Grande ABC. 
O anúncio foi feito na última semana pelo presidente do Consórcio, Luiz Marinho, após encontro de prefeitos que analisou as propostas de diretrizes recolhidas durante as plenárias do PPA realizadas nas sete cidades e registradas em consulta pública. 
O material está sendo sistematizado pelo Núcleo de Planejamento, formado pelos secretários municipais de Planejamento, e apontará os programas e ações prioritárias regionais para os próximos quatro anos. 
Ônibus entre campi 
O Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal do ABC (UFABC), Klaus Capelle, entregou ao presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo e ao prefeito de Santo André, Carlos Grana, documento propondo a criação de uma linha de ônibus específica para o deslocamento de alunos, professores e funcionários entre os campi das duas cidades. A solicitação será analisada pelo GT Mobilidade Urbana. 
Luiz Marinho lembrou que por se tratar de linha intermunicipal o pleito deverá envolver também a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) ligada ao governo estadual. "Vamos estudar para facilitar a vida dos estudantes nesse trajeto", afirmou.
Para promover o fortalecimento das indústrias química, petroquímica e do plástico, os sete prefeitos do ABCD se uniram a empresários do setor e a universidades que fomentam a inovação para promover um estudo que vise o incremento das cadeias na região além de mapear oportunidades para as empresas locais. 




  • NeoPlastic

  • Central de Vendas: +55(11) 4443.1000
  • Av Pacaembu, 485 - Franco da Rocha - SP

©2018 Neo Plastic. Todos os direitos reservados. Criação de Sites - C3dweb Agência Digital