Banner

Home > noticias > químicos chineses desenvolvem combustível à base de plástico

Notícias

Químicos chineses desenvolvem combustível à base de plástico


Inúmeras soluções para consumir o plástico descartado diariamente já foram criadas por grandes empresas multinacionais. Tênis a base de plástico retirado do oceano, camisetas e calças feitas a partir de garrafas PET recicladas, componentes de carros que utilizam plástico reciclado, etc. A mais nova iniciativa é transformar o plástico destinado aos lixões para criar combustível!

Químicos chineses desenvolveram um método que converte o polietileno (a forma mais comum de plástico) em combustível líquido. Assim, dois grandes problemas do mundo são resolvidos: a falta de combustível (já que o petróleo é cada vez mais caro e menos abundante) e o excesso de plástico descartado.

Por ano, as fábricas de todo o mundo despejam cerca de 100 milhões de toneladas de polietileno em lixões e aterros. Assim, pelo menos parte deste material poderia ser destinado à produção de combustível.

Por ora, a descoberta já prova avanços importantes na ciência, mas ainda não é o bastante para desenvolver o produto em larga escala. Isso porque o processo atual de liberação deste combustível passa pela queima em altas temperaturas dos materiais (o polietileno), o que é altamente poluente.

O processo normal tem por base a combustão, mas o método dos químicos da Academia Chinesa de Ciências degrada o polietileno a temperaturas extremamente baixas, como 150ºC, sendo atualmente o método mais limpo do planeta.

A expectativa dos pesquisadores é desenvolver um método ainda mais limpo para o Meio Ambiente, por isso continuarão a pesquisar arduamente. E, então, investir na produção

FONTE: http://plasticovirtual.com.br/




  • NeoPlastic

  • Central de Vendas: +55(11) 4443.1000
  • Av Pacaembu, 485 - Franco da Rocha - SP

©2018 Neo Plastic. Todos os direitos reservados. Criação de Sites - C3dweb Agência Digital