Banner

Home > noticias > sustentabilidade e os materiais plásticos

Notícias

Sustentabilidade e os Materiais Plásticos


Leves, resistentes, versáteis e presentes em quase todos os nichos e segmentos da indústria; inseridos na vida cotidiana dos brasileiros e de diversas pessoas espalhadas pelo Mundo, os produtos plásticos são aliados que contribuem para o desenvolvimento tecnológico, ambiental e social, realçando o conceito de sustentabilidade. 
 
Embora o plástico exista há muito tempo, tendo seu aparecimento no início do século XIX e faça parte do dia a dia da população como um todo, ainda existem mitos e "desinformações" a respeito dessa relação. No Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante levantarmos algumas questões que demostram como o plástico pode reduzir os impactos ambientais, tanto no seu processo de produção e descarte, quanto na reciclagem.
 
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) acredita que todos os elos envolvidos no ciclo de vida dos produtos plásticos, são eles a indústria de transformação, os usuários de embalagens e produtos plásticos, os consumidores, o poder político, os catadores e cooperativas e a indústria de reciclagem, são responsáveis pelo gerenciamento e destinação ambiental dos resíduos plásticos.
 
Ciente da sua responsabilidade socioambiental, a ABIPLAST possui diversos programas que incentivam as práticas ambientais, tendo como destaque recomendação de não utilizar aditivos pró-degradantes nos materiais plásticos, além de ações educativas como a Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-Consumo, lançada em abril, dentre outras, que demostram a preocupação da Entidade com a sustentabilidade dos plásticos. 
 
 
 
 
Benefícios do plástico na indústria
 
Nos veículos automotores: A presença dos materiais plásticos em autopeças trouxe aos veículos automotores em geral, leveza o que contribui com a redução do peso dos veículos e consequente diminuição no gasto de combustíveis e assim reduzindo a emissão de gases de efeito estufa (GEEs), principalmente o CO2. Autopeças como para-choques e para-lamas, painéis de instrumentos, retrovisores interno e externos, tanques de combustível, reservatórios de água e óleo, tampas em geral, peças do motor, entre várias outras peças. Ainda há muitas oportunidades de inserção dos materiais plásticos nos veículos automotores o que contribuirão ainda mais com a redução na emissão dos GEEs e segurança. As montadoras já utilizam materiais plásticos reciclados em várias autopeças e a tendência é de aumento nessa prática.
 
Na agricultura: Os plásticos contribuem para a redução dos níveis de perdas e consequente aumento de produtividade na agricultura. Algumas soluções incluem a utilização de filmes que evitam a proliferação de pragas e assim, reduzem as perdas por variações no clima; os filmes que protegem o solo, conhecidos como "mulching", que reduzem a quantidade de agroquímicos, previnem a erosão e o contato dos frutos com o solo; os sistemas de irrigação que possibilitam a produção em uma mesma área reduzindo o gasto de água; os silos bolsas que consistem de grandes bolsas plásticas que permitem o armazenamento dos grãos colhidos na propriedade do produtor evitando gastos e emissões de GEE com o transporte.
 
Na construção civil: Os diversos tipos de plásticos devido a características como versatilidade, leveza, resistência, moldabilidade, flexibilidade, tornam as construções mais eficientes no consumo de energia e também mais leves, acessíveis, duráveis, seguras e ambientalmente corretas e sustentáveis. Algumas soluções são o sistema construtivo concreto PVC com o qual é possível erguer uma casa com acabamento completo em até uma semana reduzindo as perdas com entulho e menor consumo de água e energia na obra; o sistema Bubble deck que utiliza esferas plásticas com o objetivo de reduzir o peso das lajes ocupando o espaço do concreto quando não há função estrutural proporcionando maior agilidade, menor custo e impacto ambiental.
 
Embalagens de alimentos e bebidas: Para as embalagens de alimentos e bebidas, as contribuições dos materiais plásticos são muitas, as principais são acondicionamento, proteção, preservação do conteúdo embalado, comunicação da marca e informações sobre o conteúdo e transporte adequado dos produtos. Além de todas essas contribuições os materiais plásticos garantem a qualidade dos produtos embalados até o momento do consumo e desta forma prolongam a vida útil desses produtos combatendo assim, o desperdício de comida e consequentemente reduzindo perdas de água e energia que foram utilizadas ao longo do ciclo de produção desses alimentos e enfim, contribuindo com a segurança alimentar.
 
FONTE: http://www.abiplast.org.br/abiplast



  • NeoPlastic

  • Central de Vendas: +55(11) 4443.1000
  • Av Pacaembu, 485 - Franco da Rocha - SP

©2018 Neo Plastic. Todos os direitos reservados. Criação de Sites - C3dweb Agência Digital